Pages

Que bom ter você aqui!

domingo, 1 de abril de 2012

MINHOCÁRIO: Nosso próximo experimento

Vejam esta matéria que interessante...o que acham de construirmos um minhocário????


# Minhocário
Criar um minhocário urbano pode auxiliar a reciclar restos de comida ou transformar o adubo em húmus valioso. Para esta fazenda de minhocas, você vai precisar de um latão ou tambor (500 ml), torneirinha acoplada, cascalho, pedaço de tela sombrite, pedaço de arame, minhocas, composto, restos de comida (sem carnes), papelão sem cor e folhas secas e mais um pedaço de papelão como tampa.
  • Faça um pequeno buraco no barril distante aproximadamente 10 cm da base. Encaixe a torneirinha.
  • Coloque o cascalho ou tijolos na parte de baixo do barril e o pedaço de tela sombrite em cima, amarrada com um arame para não sair.
  • Coloque o composto umedecido.
  • Coloque as minhocas em cima do composto.
  • Espere por 3 dias e acrescente os restos de comida, papelão e folhas secas.
  • Faça uma tampa com buracos no papelão e cubra o topo para proteger.
  • Sempre acrescente restos de alimentos na parte de cima para alimentar as minhocas.
  • Depois de 45 dias o húmus estará pronto, coloque a peneira no topo, encostando o material e coloque restos de comida em cima. As minhocas passarão pelos furinhos da peneira e você pode então retirar o húmus de dento do barril e repetir todos os passos anteriores.
compostagem2
ACRESCENTE EM SUA LATA DE COMPOSTAGEM
  • Restos de frutas e vegetais, incluindo cascas de banana e decebolas, flores, batata,e outros ítens: ovos, pó de café e papel filtro usados, cinza ou serragem, papelão, caixas de ovos, cabelos, fósforos, pão velho, leite, cascas de nozes, queijo mofado, yogurt, arroz e penas.
 NÃO ACRESCENTE EM SUA LATA DE COMPOSTAGEM
  • Não é uma boa idéia acrescentar alimentos tais como carne, frango e peixe, nem fezes de gato e cahorro na sua lata de compostagem urbana, uma vez que estes liberam odores fortes e que atraem ratos.
  • Não coloque fraldas descartáveis, que tem plástico, nem papel brilhante de revistas, pois este tipo de papel libera toxinas.
O segredo do sucesso da compostagem é ter uma boa mistura de materiais e uma dose adequada de umidade. Se a compostagem for muito úmida, vai terminar um lodo fedorento, se o monte estiver muito seco vai levar mais tempo, então acrescente água e cubra com folhas para reter a umidade.
Lembre-se de acrescentar 3x mais materiais secos, como folhas e gramas do que lixo fresco, como os restos de cozinha. Jogue um pouco de água a cada poucas camadas para manter a umidade. Para apressar o processo de compostagem, simplismente, corte em pedaços os materiais antes de colocá-los na lata de compostagem.
Fonte: Soluções sustentáveis 1a. edição- Permacultura Urbana (Lucia Legan) – ECOCENTRO IPEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores

Pages - Menu

Topo de Página

Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas