Após o mapeamento da minha turma, percebemos que eles estavam com dificuldade em representar os números e compreender as trocas entre unidades, dezenas e centenas. Para resolver este problema eu a as acadêmicas do PIBID-UNIR estamos desenvolvendo várias atividades com material dourado.
Conheça um pouco sobre este material:
O “Material Dourado” foi criado por Maria Montessori (1870-1952), primeira mulher na Itália a formar-se em medicina. Quando encarregada da educação de crianças com deficiências, verificou que elas aprendiam mais pela ação do que pelo pensamento, desenvolveu então um método e material apropriado de ensino. Sua experiência foi muito bem-sucedida e Montessori concluiu que método semelhante poderia ter êxito com crianças normais.
O Material Dourado Montessori destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).
No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com o Material Dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
fonte:Fonte: http://www.patriciafabiano.blogspot.com/2010/03/material-dourado.html
Agora vejam as fotos da turminha nesta atividade:
Clicando aqui você tem acesso ao planejamento desta aula.